Mudanças entre as edições de "Cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto 'RENAME 2013' por 'RENAME 2014')
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antineurítico, antineurálgico; suplemento vitamínico.
+
Produtos à base de vitamina B12 – associações medicamentosas
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - B03BA51
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Citoneurin
+
Citoneurin, Nevrix IM
 +
 
 +
==Indicações==
 +
 
 +
O medicamento contendo a associação [[cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina]] é indicado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=26206492016&pIdAnexo=4110513 Bula do medicamento] Acesso: 30/11/2016 </ref>
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
  
==Principais informações==
+
'''O medicamento [[cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
O medicamento contendo a associação de cianocobalamina (vitamina B12) + cloridrato de piridoxina (vitamina B6) + nitrato de tiamina (vitamina B1) é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos). Doses elevadas de vitaminas B1, B6 e B12 exercem efeito analgésico em casos de neuralgias, além de favorecerem a regeneração das fibras nervosas lesadas <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=7342072014&pIdAnexo=2192038 Bula do medicamento]</ref>.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Em um estudo presente na literatura, foram avaliadas a segurança e a eficácia do uso de uma combinação oral das vitaminas B1, B6 e B12 no tratamento da dor e perda de mobilidade decorrentes da osteoartrite em 54 pacientes com osteoartrite do joelho ou quadril. Baseado nos resultados deste estudo clínico, conclui-se que a combinação cianocobalamina, mononitrato de tiamina e cloridrato de piridoxina é eficaz e segura no tratamento da dor e perda de mobilidade associada com a osteoartrite <ref>[http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=573314&indexSearch=ID MIBIELLI, M. A. et al. Safety and efficacy of a B-vitamin combination in the treatment of osteoarthritis-related pain]</ref>.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
Outros estudos afirmam que a deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente de tiamina, piridoxina e cianocobalamina ou riboflavina, está associada com o desenvolvimento de diferentes condições patológicas, caracterizadas, freqüentemente, pelo relato de dor e/ou outras alterações sensoriais. Em conseqüência destas observações, a principal indicação terapêutica das vitaminas do complexo B tem sido no tratamento e profilaxia de disfunções decorrentes de sua deficiência. Entretanto, mais recentemente, vitaminas do complexo B estão sendo avaliadas como fármacos potencialmente úteis no tratamento de algumas condições patológicas que não envolvem necessariamente a sua deficiência. Assim, algumas vitaminas do complexo B, de forma isolada ou associadas com anti-inflamatórios, têm sido utilizadas no tratamento de certas condições inflamatórias associadas com dor, enxaqueca e também para o alívio de certos sinais e sintomas que acompanham a tensão pré-menstrual. Entretanto, uma análise da literatura científica demonstra que há poucos estudos clínicos que fornecem suporte a esta utilização e um número ainda mais reduzido de estudos em animais experimentais que evidenciam uma atividade antinociceptiva induzida por vitaminas do complexo B <ref> [http://www.fip-moc.edu.br/revista/index.php/medrev/article/download/236/48 FRANÇA, D. S. et al. Vitaminas do complexo B e a utilização em condições dolorosas]</ref>.
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Ácido fólico]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
A associação dos fármacos cianocobalamina (vitamina B12) + cloridrato de piridoxina (vitamina B6) + nitrato de tiamina (vitamina B1) não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido pelo Estado.
+
*[[Cianocobalamina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
No entanto, separadamente, cloridrato de tiamina (vitamina B1) 300mg (comprimido), cianocobalamina (vitamina B12) 1000mcg/ml (solução injetável) e cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 40mg (comprimido) são integrantes da RENAME 2014 e sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 +
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 15h54min de 30 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Produtos à base de vitamina B12 – associações medicamentosas

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - B03BA51

Nomes comerciais

Citoneurin, Nevrix IM

Indicações

O medicamento contendo a associação cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina é indicado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite. <ref>Bula do medicamento Acesso: 30/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento cianocobalamina + cloridrato de piridoxina + nitrato de tiamina não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)</ref>

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

<references>