Mudanças entre as edições de "Acebrofilina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(INDICAÇÃO)
Linha 1: Linha 1:
== NOMES COMERCIAIS ==
+
== Classe terapêutica ==
ACEDILAT, BRISMUCOL, BRONCOLEX, BRONDILAT, BRONDYNEO, BRONFILIL, BRONTEK, DILABRONCO, EXPECDILAT, FILINAR, FILINAR G, HIFLUX, LISOMUC, RESPIRAN
 
== REGISTRO NA ANVISA ==
 
SIM
 
== CLASSE TERAPÊUTICA ==
 
Broncodilatador, mucolítico e expectorante.
 
== INDICAÇÃO ==
 
[[Acebrofilina]] está indicada para o tratamento sintomático e preventivo das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório caracterizadas por fenômenos de hipersecreção e broncoespasmo, tais como: bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica, traqueobronquite, broncopneumonias, bronquiectasias, pneumoconioses, rinofaringites, laringotraqueítes, enfisema pulmonar<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=49252015&pIdAnexo=2385045 Bula do medicamento]</ref>.
 
  
== PADRONIZAÇÃO NO SUS ==
+
Outros produtos para o aparelho respiratório
Medicamento '''não padronizado''' em nenhum dos programas do Ministério da Saúde.
 
  
O Ministério da Saúde é responsável pela seleção e definição dos medicamentos fornecidos pelos programas. Também compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
== Nomes comerciais ==
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
Broncolex, Broncodilat, Brondyneo, Bronfilil, Brontek, Dilabronco, Expecdilat, Filinar, Filinar G, Lisomuc, Respiran
  
== ALTERNATIVAS PADRONIZADAS NO SUS ==
+
== Indicações==
  
'''RENAME 2014 / CBAF'''
+
[[Acebrofilina]] é indicado como broncodilatador, mucolítico e expectorante. Tratamento sintomático e preventivo das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório e caracterizadas por fenômenos de hipersecreção e broncoespasmo, tais como: bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica, traqueobronquite, broncopneumonias, bronquiectasias, pneumoconioses, rinofaringites, laringotraqueítes, enfisema pulmonar.  <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=26762422016&pIdAnexo=4149245 Bula do medicamento] Acesso em: 01/12/2016 </ref>.
  
Broncodilatadores:
+
== Informações sobre o medicamento==
  
* [[Salbutamol]] 0,5mg/mL (solução injetável), 100mcg/dose (aerossol oral) e 5mg/ml (solução inalatória)
+
'''O medicamento [[acebrofilina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
 
* [[Beclometasona]] 50mcg/dose (aerossol ou spray), 200mcg/dose (aerossol, spray, pó e/ou cápsula inalatória), 250mcg/dose (aerossol ou spray) e 400mcg/dose (pó ou cápsula inalatória)  
 
  
* [[Ipratrópio, brometo|Ipratropio]] 0,02mg/dose (aerossol oral), 0,25mg/mL (equivalente a 0,202mg/mL de ipratrópio em solução inalatória)
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
  
budesonida 32mcg (aerossol nasal), 50mcg (aerossol nasal) e 64mcg (aerossol nasal)
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
 
 
Corticosteróides:
 
* [[Prednisona]] 5mg e 20mg e 250mcg
 
 
 
* [[Prednisolona]] 1,34mg/mL (equivalente a 1 mg/mL de prednisolona – solução oral) e 4,02mg/mL (equivalente a 3mg/mL de prednisolona – solução oral)
 
 
 
 
 
'''RENAME 2014 / CEAF - PCDT da Asma e PCDT da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica''' <ref> http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/840-sctie-raiz/daf-raiz/cgceaf-raiz/cgceaf/l3-cgceaf/11646-pcdt</ref>
 
 
 
ASMA (CID10 J45; J45.1 e J45.8) e DPOC (CID10 J44.0; J44.1 e J44.8)
 
 
 
* fumarato de [[formoterol + budesonida]] 6mcg + 200mcg (cápsula inalante), 6mcg + 200mcg (pó inalante), 12mcg + 400mcg (cápsula inalante), 12mcg + 400mcg (pó inalante)
 
* [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12mcg (cápsula inalante) e 12mcg (pó inalante) 
 
* [[budesonida]] 200mcg e 400mcg (cápsula inalante) e 200mcg (pó inalante ou aerossol bucal)
 
* [[fenoterol]] 100mcg (aerossol)
 
* [[salmeterol]] 50mcg (pó inalante ou aerossol bucal)
 
 
 
 
 
'''RENAME 2014 / CEAF - PCDT da Fibrose Cística''' <ref> http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/840-sctie-raiz/daf-raiz/cgceaf-raiz/cgceaf/l3-cgceaf/11646-pcdt</ref>
 
 
 
FIBROSE CÍSTICA (CID10 E84.0, E84.8)
 
*  [[alfadornase]] 2,5mg (ampola)
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 17h15min de 1 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Outros produtos para o aparelho respiratório

Nomes comerciais

Broncolex, Broncodilat, Brondyneo, Bronfilil, Brontek, Dilabronco, Expecdilat, Filinar, Filinar G, Lisomuc, Respiran

Indicações

Acebrofilina é indicado como broncodilatador, mucolítico e expectorante. Tratamento sintomático e preventivo das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório e caracterizadas por fenômenos de hipersecreção e broncoespasmo, tais como: bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica, traqueobronquite, broncopneumonias, bronquiectasias, pneumoconioses, rinofaringites, laringotraqueítes, enfisema pulmonar. <ref>Bula do medicamento Acesso em: 01/12/2016 </ref>.

Informações sobre o medicamento

O medicamento acebrofilina não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>