Mudanças entre as edições de "Ganciclovir"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Classe terapêutica ==
  
Antiviral
+
Antivirais de uso sistêmico <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=J05 Grupo ATC] Acesso 08/08/2018</ref>
  
==Nomes comerciais==
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - J05AB06  <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=J05AB06 Código ATC] Acesso 08/08/2018</ref>
  
Cymevene, Cymevir, Ganciclotrat, Ganvirax
+
Antiviróticos
 +
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=5067 Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 08/08/2018</ref>
  
==Principais informações==
+
== Nomes comerciais ==
  
[[Ganciclovir]] é um fármaco antiviral, ativo contra o citomegalovírus. Está indicado na prevenção e no tratamento de infecções por citomegalovírus (CMV) em pacientes imunodeprimidos e para a prevenção da doença por CMV em pacientes receptores de transplante<ref>[http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/C/Cymevene/Bula-Cymevene-Profissional.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
Cymevene ®; Cymevir ®; Ganvirax ®
  
LEONG, R. W. e colaboradores (2004) realizaram um estudo em que comprovaram que o ganciclovir preveniu mais casos de infecção por citomegalovírus e doença do que o aciclovir, mas aumentou o custo do tratamento. Aciclovir foi mais custo efetivo do que ganciclovir. Ambos os agentes foram bem tolerados e não houve desenvolvimento de resistência antiviral<ref>[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15271175 LEONG, R. W. et al. Aciclovir or ganciclovir universal prophylaxis of cytomegalovirus infection in liver transplantation: an economic analysis. Intern Med J. 2004 Jul;34(7):410-5]</ref>. Ganciclovir é mais tóxico do que o aciclovir e sua toxicidade manifesta-se mais comumente na forma de supressão da medula óssea, particularmente neutropenia<ref>[http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA88IAI/farmacologia-golan?part=4]</ref>.
+
== Indicações ==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O medicamento '''ganciclovir''' é indicado na prevenção e no tratamento de infecções por citomegalovírus (CMV) em pacientes imunodeprimidos e para a prevenção da doença por CMV em pacientes receptores de transplante.  <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=24396922017&pIdAnexo=10362196 Bula do medicamento do profissional] Acesso em 08/08/2018</ref>
  
O medicamento [[ganciclovir]] 500mg, frasco/ampola, é disponibilizado somente para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. O financiamento, a aquisição e a distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Estado de Santa Catarina e a dispensação é de responsabilidade dos municípios (CIB 005/03). O ganciclovir deve ser fornecido nas unidades de saúde que dispensam medicamentos da terapia antirretroviral.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
Alternativamente, o medicamento [[aciclovir]] 200mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.  
+
'''O medicamento ganciclovir não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
 +
Entretanto, no Estado de Santa Catarina este medicamento é adquirido pela Assistência Farmacêutica Estadual, conforme pactuação em CIB desde o ano de 2003. Segundo a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=1308&Itemid=82 Nota Técnica Conjunta n° 01/2016 – DIAF/DIVE], publicada em 25 de maio de 2016, o medicamento ganciclovir é fornecido para tratamento de infecções oportunistas em pacientes portadores do HIV, de acordo com seu protocolo de uso.
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição das 17h08min de 8 de agosto de 2018

Classe terapêutica

Antivirais de uso sistêmico <ref>Grupo ATC Acesso 08/08/2018</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - J05AB06 <ref>Código ATC Acesso 08/08/2018</ref>

Antiviróticos <ref>Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 08/08/2018</ref>

Nomes comerciais

Cymevene ®; Cymevir ®; Ganvirax ®

Indicações

O medicamento ganciclovir é indicado na prevenção e no tratamento de infecções por citomegalovírus (CMV) em pacientes imunodeprimidos e para a prevenção da doença por CMV em pacientes receptores de transplante. <ref>Bula do medicamento do profissional Acesso em 08/08/2018</ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento ganciclovir não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Entretanto, no Estado de Santa Catarina este medicamento é adquirido pela Assistência Farmacêutica Estadual, conforme pactuação em CIB desde o ano de 2003. Segundo a Nota Técnica Conjunta n° 01/2016 – DIAF/DIVE, publicada em 25 de maio de 2016, o medicamento ganciclovir é fornecido para tratamento de infecções oportunistas em pacientes portadores do HIV, de acordo com seu protocolo de uso.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.