Mudanças entre as edições de "Cabazitaxel"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento)
 
(14 revisões intermediárias por 7 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Classe terapêutica ==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Inibidor mitótico/taxano
+
'''SIM'''
  
== Nomes comerciais ==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Jevtana
+
'''Classe terapêutica:''' antineoplásico  <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351566165201747/?substancia=25307&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Caab ® - Registro ANVISA] Acesso 05/05/2021</ref><ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351513085201616/?substancia=25307&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Cabazred ® - Registro ANVISA] Acesso 05/05/2021</ref><ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351189989201951/?substancia=25307&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Jevtana ® - Registro ANVISA] Acesso 05/05/2021</ref><ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351931750201641/?substancia=25307&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Proazitax ® - Registro ANVISA] Acesso 05/05/2021</ref>
  
==Resumo==
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
O '''cabazitaxel''' é um medicamento aprovado pela ANVISA mas não contemplado pela Portaria e Tabela do SUS para tratamento de câncer de próstata.
+
Agentes antineoplásicos <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=L01&showdescription=no Grupo ATC] Acesso 05/05/2021</ref> - L01CD04 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=L01CD04 Código ATC] Acesso 05/05/2021</ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
 +
Caab ®, Cabazred ®, Jevtana ®, Proazitax ®
  
'''Cabazitaxel''' rompe a rede microtubular das células. Liga-se à tubulina e promove sua agregação em microtúbulos, enquanto simultaneamente inibe sua dissociação. Isso conduz à estabilização dos microtúbulos, o que resulta na inibição das funções celulares de interfase e mitose.
+
== Indicações ==
  
==Registro na ANVISA==
+
O medicamento '''cabazitaxel''' em associação com prednisona ou prednisolona é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração, previamente tratados com um regime contendo docetaxel <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351566165201747/?substancia=25307&situacaoRegistro=V Bula do medicamento Caab ® - Bula do profissional] Acesso 05/05/2021</ref>.
  
No Brasil esta medicação é aprovada pela ANVISA para, em associação com [[prednisona]] ou [[prednisolona]], tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático hormônio-refratário, previamente tratados com um regime contendo docetaxel. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9497772013&pIdAnexo=1859955 Bula do medicamento]</ref>
+
==Informações sobre o medicamento==
  
==Disponibilidade do medicamento no SUS==
+
'''Os medicamentos oncológicos pertencem a Assistência Oncológica, dessa forma não integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]). Em relação a assistência oncológica, o medicamento cabazitazel não está citado nos [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_clinicos_diretrizes_terapeuticas_oncologia.pdf Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em Oncologia] do Ministério da Saúde, mas está citado nas [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/ddt/ddt_adenocarcinoma_prostata.pdf Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Adenocarcinoma de Próstata] (CID10 C61, D75). Entretanto, os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) são os responsáveis pela escolha de medicamentos e protocolos a serem ofertados à população.'''
  
A [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0421_25_08_2010.html Portaria SAS/MS 421 de 25/08/2010] que atualizou os procedimentos diagnósticos e terapêuticos em Urologia, inclusive os de hormonioterapia cirúrgica e medicamentosa do adenocarcinoma de próstata, cita que quimioterapia está indicada com intuito paliativo nos casos de câncer de próstata metastático que se mostram ou se tornam resistentes à hormonioterapia. Tal Portaria não especifica qual medicamento quimioterápico deve ser utilizado, assim cada instituição pode utilizar o medicamento que desejar. Porém, existe apenas um código em APAC para tal cobertura (03.04.02.008-7 Quimioterapia do adenocarcinoma de próstata resistente a hormonioterapia) com o valor de R$ 1062,65 e este valor não cobre o custo do medicamento no Brasil.
+
Para maiores informações acerca do fluxo da rede assistencial em oncologia no SUS clique em [[Tratamento oncológico no SUS]].  
  
Portanto, na prática,  não há como padronizar este medicamento nos serviços de oncologia do SUS.
+
Os endereços e contatos dos CACON e UNACON existentes em Santa Catarina podem ser consultados em [[Endereços/Contatos CACON/UNACONs]].
  
Além disso, este medicamento é aprovado para uso em pacientes que já receberam docetaxel, outro quimioterápico. Portanto, ele está indicado para tratamentos de segunda linha e a tabela do SUS não contempla código de segunda linha de tratamento com quimioterapia para adenocarcinoma de próstata.
+
==Informações sobre o financiamento do medicamento==
 +
 
 +
'''Cabe informar que os medicamentos oncológicos, devido sua forma de financiamento, <span style="color:red">não fazem parte da lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde (GRUPOS 1A, 1B, 2 do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF)</span>, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde'''.  [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Tratamento_oncol%C3%B3gico_no_SUS Clique aqui] para obter mais informações acerca do financiamento do tratamento oncológico no SUS.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references/>
 
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 20h33min de 13 de junho de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antineoplásico <ref>Classe Terapêutica do medicamento Caab ® - Registro ANVISA Acesso 05/05/2021</ref><ref>Classe Terapêutica do medicamento Cabazred ® - Registro ANVISA Acesso 05/05/2021</ref><ref>Classe Terapêutica do medicamento Jevtana ® - Registro ANVISA Acesso 05/05/2021</ref><ref>Classe Terapêutica do medicamento Proazitax ® - Registro ANVISA Acesso 05/05/2021</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Agentes antineoplásicos <ref>Grupo ATC Acesso 05/05/2021</ref> - L01CD04 <ref>Código ATC Acesso 05/05/2021</ref>

Nomes comerciais[editar]

Caab ®, Cabazred ®, Jevtana ®, Proazitax ®

Indicações[editar]

O medicamento cabazitaxel em associação com prednisona ou prednisolona é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração, previamente tratados com um regime contendo docetaxel <ref>Bula do medicamento Caab ® - Bula do profissional Acesso 05/05/2021</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

Os medicamentos oncológicos pertencem a Assistência Oncológica, dessa forma não integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Em relação a assistência oncológica, o medicamento cabazitazel não está citado nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em Oncologia do Ministério da Saúde, mas está citado nas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Adenocarcinoma de Próstata (CID10 C61, D75). Entretanto, os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) são os responsáveis pela escolha de medicamentos e protocolos a serem ofertados à população.

Para maiores informações acerca do fluxo da rede assistencial em oncologia no SUS clique em Tratamento oncológico no SUS.

Os endereços e contatos dos CACON e UNACON existentes em Santa Catarina podem ser consultados em Endereços/Contatos CACON/UNACONs.

Informações sobre o financiamento do medicamento[editar]

Cabe informar que os medicamentos oncológicos, devido sua forma de financiamento, não fazem parte da lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde (GRUPOS 1A, 1B, 2 do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF), não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Clique aqui para obter mais informações acerca do financiamento do tratamento oncológico no SUS.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.