Mudanças entre as edições de "Aripiprazol"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Antipsicótico ==Nomes comerciais== Aristab , Abilify ==Principais informações== Aripiprazol é indicado no tratamento de episódios agudos...')
 
(69 revisões intermediárias por 11 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
<span style="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998] Acesso em 05/09/2023</ref>.
  
Antipsicótico
+
<span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias.
 +
 
 +
<span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias.
 +
 
 +
<span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal.
 +
 
 +
As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes.
 +
 
 +
== Registro na Anvisa ==
 +
 
 +
'''SIM'''
 +
 
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' antipsicóticos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351658662201771/?substancia=856&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Aipri ® - Registro ANVISA] Acesso em 05/09/2023</ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
 
 +
Psicolépticos <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=N05&showdescription=no Grupo ATC] Acesso em 05/09/2023</ref> - N05AX12 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=N05AX12 Código ATC] Acesso em 05/09/2023</ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Aristab , Abilify
+
Aipri ®, Aristab ®, Arpejo ®, Biquiz ®, Confilify ®, Harip ®, Hedd ®, Kavium ®, Optary ®, Sensaz ®, Toarip ®
 +
 
 +
== Indicações ==
 +
 
 +
O medicamento '''aripiprazol''' é indicado:
 +
 
 +
- para o tratamento de esquizofrenia (CID F20);
 +
 
 +
- em ''monoterapia'', para o tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I em adultos (CID F31, exceto F31.3, F31.4, F31.5);
 +
 
 +
- como ''terapia adjuntiva'' ao [[carbonato de lítio|lítio]] ou [[Valproato de sódio|valproato]], para o tratamento agudo de episódios de mania ou mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I, com ou sem traços psicóticos (CID F31, exceto F31.3, F31.4, F31.5). <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=178170852 Bula do medicamento Aipri ® - Bula do Profissional] Acesso em 05/09/2023</ref>
 +
 
 +
== Informações sobre o medicamento==
 +
 
 +
O medicamento '''aripiprazol não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
 +
 
 +
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
 +
 
 +
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF):''' <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 05/09/2023</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 05/09/2023</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt_transtornoafetivobipolar_tipoi.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I] Acesso em 05/09/2023</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt-esquizofrenia-livro-2013-1.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esquizofrenia] Acesso em 05/09/2023</ref>
 +
 
 +
<span style="color:blue">'''Transtorno Afetivo Bipolar:'''</span>
 +
 
 +
*[[Carbamazepina]] (CBAF)
 +
 
 +
*[[Carbonato de lítio]] (CBAF)
 +
 
 +
*[[Clozapina]] (CEAF)
 +
 
 +
*[[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] (CBAF)
 +
 
 +
*[[Haloperidol]] (CBAF)
 +
 
 +
*[[Lamotrigina]] (CEAF)
 +
 
 +
*[[Olanzapina]] (CEAF)
 +
 
 +
*[[Quetiapina]] (CEAF)
 +
 
 +
*[[Risperidona]] (CEAF)
  
==Principais informações==
+
*[[Valproato de sódio]] (CBAF)
  
[[Aripiprazol]] é indicado no tratamento de episódios agudos de esquizofrenia e manutenção  da melhora clínica durante o tratamento continuado. Também é indicado no tratamento de episódios agudos de mania associados ao Transtorno Bipolar tipo I e para o tratamento de continuação (prevenção de recidivas) em pacientes com transtorno bipolar tipo I que recentemente apresentaram episódios maníacos ou mistos <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10624552013&pIdAnexo=1905744 Bula do Medicamento] </ref>.
+
<span style="color:blue">'''Esquizofrenia:'''</span>  
  
A prevalência da esquizofrenia está estimada em 1% da população sem diferença significativa entre os sexos. Cerca de 60% a 80% dos pacientes com esquizofrenia irão melhorar com antipsicóticos convencionais (por exemplo, [[clorpromazina]], [[tioridazina]] e [[haloperidol]], que são disponibilizados pelo SUS ). Apesar disso, um percentual expressivo destes pacientes, 20% a 40%, não respondem mesmo a doses elevadas destes antipsicóticos. Este grupo de pacientes são denominados “resistentes ou refratários” à terapia e, para esses, o SUS diponibiliza os medicamentos de segunda geração, ou atípicos, incluídos no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica ([[clozapina]], [[olanzapina]], [[quetiapina]], [[risperidona]], [[ziprasidona]]).
+
*[[Clorpromazina, cloridrato|Clorpromazina]] (CBAF)
  
A busca na literatura localizou evidências de revisão sistemática da Colaboração Cochrane, que encontrou estudo comparativo da droga a apenas outros dois antipsicóticos. A revisão observou que o [[aripiprazol]] é menos efetivo que a [[olazanpina]] e tem eficácia igual à [[risperidona]], mas com melhor tolerabilidade em termos de efeitos colaterais.
+
*[[Clozapina]] (CEAF)
  
* A revisão sistemática de literatura é considerada, atualmente, o melhor método de pesquisa para o conhecimento das evidências científicas disponíveis para responder se uma conduta em saúde tem efetividade, eficiência e segurança. Trata-se de um estudo fundamental, que avalia e sintetiza estudos primários (pesquisas originais) publicados, com métodos claros, específicos e reprodutíveis.
+
*[[Haloperidol]] (CBAF)  
  
Concluindo, o [[aripiprazol]] é tão efetivo para o tratamento da esquizofrenia refratária quanto os medicamentos já incorporados ao SUS, devendo ser considerados apenas em casos excepcionais de intolerância aos efeitos colaterais das drogas fornecidas.
+
*[[Haloperidol, decanoato|Decanoato de haloperidol]] (CBAF)
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Olanzapina]]  (CEAF)
  
O [[aripiprazol]] não está incluído no Rol de Medicamentos do SUS e apresenta custo mensal aproximado de R$ 750 a R$1.000, dependendo da dosagem necessária.
+
*[[Quetiapina]] (CEAF)
  
Os antipsicóticos disponíveis para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são os de primeira geração, ou convencionais ([[clorpromazina]], [[tioridazina]] e [[haloperidol]]). Este medicamentos são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012, sua aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
*[[Risperidona]] (CEAF)
  
Ainda, a [[Olanzapina]] 5 mg e 10 mg / [[Clozapina]] 25 mg e 100 mg  / [[Quetiapina]] 25mg, 100mg, 200mg e 300mg/ [[Risperidona]] 1mg, 2mg e 3mg (comprimidos) /  [[Ziprasidona]] 40 e 80 mg são disponibilizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento da esquizofrenia refratária (CID 10 F20.0, F20.1, F20.2, F20.4, F20.5, F20.6, F20.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
+
*[[Ziprasidona]]  (CEAF)
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
  
 
<references/>
 
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição das 21h46min de 27 de setembro de 2023

Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à lista C1 da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998<ref>Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 Acesso em 05/09/2023</ref>.

Validade da receita: 30 dias.

Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias.

Para informações complementares consulte o item Prescrições Médicas na página principal.

As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes.

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antipsicóticos <ref>Classe Terapêutica do medicamento Aipri ® - Registro ANVISA Acesso em 05/09/2023</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Psicolépticos <ref>Grupo ATC Acesso em 05/09/2023</ref> - N05AX12 <ref>Código ATC Acesso em 05/09/2023</ref>

Nomes comerciais

Aipri ®, Aristab ®, Arpejo ®, Biquiz ®, Confilify ®, Harip ®, Hedd ®, Kavium ®, Optary ®, Sensaz ®, Toarip ®

Indicações

O medicamento aripiprazol é indicado:

- para o tratamento de esquizofrenia (CID F20);

- em monoterapia, para o tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I em adultos (CID F31, exceto F31.3, F31.4, F31.5);

- como terapia adjuntiva ao lítio ou valproato, para o tratamento agudo de episódios de mania ou mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I, com ou sem traços psicóticos (CID F31, exceto F31.3, F31.4, F31.5). <ref>Bula do medicamento Aipri ® - Bula do Profissional Acesso em 05/09/2023</ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento aripiprazol não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF): <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 05/09/2023</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 05/09/2023</ref><ref>Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I Acesso em 05/09/2023</ref><ref>Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esquizofrenia Acesso em 05/09/2023</ref>

Transtorno Afetivo Bipolar:

Esquizofrenia:

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.