Mudanças entre as edições de "Picossulfato de sódio"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(24 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Laxante (estimulante ou de contato)
+
'''SIM'''
 +
 
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' laxantes irritantes ou estimulantes <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351801620202142/?substancia=7484&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Cronoplex ® - Registro ANVISA] Acesso em 24/10/2023.</ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
 
 +
Medicamentos para constipação <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A06&showdescription=no Grupo ATC] Acesso em 24/10/2023.</ref> - A06AB08 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A06AB08  Código ATC] Acesso em 24/10/2023.</ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Diltin, Guttalax, Rapilax
+
Cronoplex ®, Dulcolax ®, Rapilax ®, Guttalax ®
 +
 
 +
== Indicações ==
 +
 
 +
O medicamento '''picossulfato de sódio''' é indicado para o tratamento da constipação e condições que necessitam que a evacuação intestinal seja facilitada <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=104971472 Bula do medicamento Cronoplex ® – Bula do profissional] Acesso em 24/10/2023.</ref>.
  
==Principais informações==
+
== Informações sobre o medicamento==
  
O picossulfato de sódio é um laxativo de contato que, após a clivagem bacteriana no cólon, estimula a mucosa do intestino grosso provocando peristaltismo do cólon e promove o acúmulo de água e conseqüentemente de eletrólitos, no lume do cólon. Isto resulta em estímulo da defecação, redução do tempo de trânsito e amolecimento das fezes <ref>[http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/178/guttalax.htm] Bula do medicamento</ref>.
+
O medicamento '''picossulfato de sódio não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
Está indicado para o tratamento da constipação e condições que necessitam que a evacuação intestinal seja facilitada<ref>[http://www.boehringer.com.br/arquivos/bibrnet_bula_guttalax_gotas_e_perolas_prof_saude.pdf]  Bula do medicamento</ref>.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
Em estudo randomizado, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a eficácia e segurança do picossulfato de sódio, 57 pacientes portadores de constipação crônica por pelo menos três meses foram submetidos a tratamento por três noites consecutivas. Ficou demonstrado que o grupo tratado com pisossulfato de sódio 7mg/noite obteve respostas terapêuticas (82,8%) estatisticamente superiores aos do grupo tratado com placebo (50%) quanto à melhora da freqüência e menor esforço para evacuar (p=0,010), e com menor ocorrência de distensão abdominal <ref>[http://www.boehringer.com.br/arquivos/bibrnet_bula_guttalax_gotas_e_perolas_prof_saude.pdf]</ref>.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 24/10/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 24/10/2023.</ref>''':
  
 +
*[[Glicerol]]
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Lactulose]]
  
[[Picossulfato de sódio]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
+
*[[Óleo mineral]]
  
A maioria dos pacientes com prisão de ventre se beneficia com mudanças na dieta e no estilo de vida. Uma maior ingestão de líquidos (aproximadamente dois litros por dia), de fibras naturais (legumes, verduras, frutas, cereais integrais), de alimentos com propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa, de farelos em pó misturados aos alimentos ou diluídos em água ou em sucos e de suplementos com fibra na forma de biscoitos ou comprimidos e a prática de atividade física são medidas essenciais para o bom funcionamento do intestino <ref>[http://drauziovarella.com.br/letras/p/prisao-de-ventreconstipacao-intestinal/] Prisão de ventre</ref>.
+
*[[Plantago Ovata Forssk]]
  
Em alguns casos, porém, pode ser necessário prescrever o uso de medicamentos, supositórios ou enemas (lavagens intestinais) para facilitar a eliminação das fezes. Nesses casos, o SUS disponibiliza como alternativa ao [[picossulfato de sódio]]: [[Glicerol]] enema 120 mg/mL e supositório 72 mg e [[Óleo mineral]] 100mL. Ambos são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 e tem a finalidade de provocar a evacuação. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
Ressalta-se que a disponibilização desses medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
'''''      '''''
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 20h34min de 24 de outubro de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: laxantes irritantes ou estimulantes <ref>Classe Terapêutica do medicamento Cronoplex ® - Registro ANVISA Acesso em 24/10/2023.</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Medicamentos para constipação <ref>Grupo ATC Acesso em 24/10/2023.</ref> - A06AB08 <ref>Código ATC Acesso em 24/10/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Cronoplex ®, Dulcolax ®, Rapilax ®, Guttalax ®

Indicações[editar]

O medicamento picossulfato de sódio é indicado para o tratamento da constipação e condições que necessitam que a evacuação intestinal seja facilitada <ref>Bula do medicamento Cronoplex ® – Bula do profissional Acesso em 24/10/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento picossulfato de sódio não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 24/10/2023.</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 24/10/2023.</ref>:

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.