Mudanças entre as edições de "Acebrofilina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(48 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Mucolítico
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Brismucol, Broncolex, Brondilat, Bronfilil, Expecdilat, Filinar, Respiran
+
'''Classe terapêutica:''' broncodilatadores <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351661897201071/?substancia=14&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Broncolex ® – Registro ANVISA] Acesso em 06/11/2023.</ref>
  
==Principais informações==
+
'''Classe terapêutica:''' outros produtos para o aparelho respiratório
A [[acebrofilina]] possui ação broncodilatadora (diminui a falta de ar, melhorando a respiração), reguladora do muco (torna o muco menos viscoso e com menor capacidade de adesão às paredes do aparelho respiratório, e assim, as secreções do aparelho respiratório ficam mais fluidas) e expectorante (favorece a expulsão das secreções presentes nos brônquios, melhorando a capacidade de respiração) <ref>[http://www.bulas.med.br/bula/10939/acebrofilina.htm] Bula do medicamento</ref>.
+
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351705673201412/?substancia=14&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Broncomucol® – Registro ANVISA] Acesso em 06/11/2023.</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
==Nomes comerciais==
  
A acebrofilina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
+
Broncoflex ®, Broncomucol ®, Brondilat ®, Bronfilil ®, Brontek ®, Dilabronco ®, Filinar ®, Filinar ® G, Hiflux ®, Lisomuc ®, Melysse ®, Respiran ®
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os fármacos broncodilatadores [[salbutamol]] aerossol 100mcg/dose e solução inalante 5mg/ml, [[beclometasona]] 50mcg, 200mcg e 250mcg, [[ipratrópio, brometo|brometo de ipratrópio]] aerossol 0,02mg/dose e solução inalante 0,25mg/ml, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
Ainda, os fármacos [[prednisona]] 5mg e 20mg e 250mcg e [[prednisolona]] 1,34mg/ml também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos acima é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 
  
Além disso, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da ASMA (CID 10 J45; J45.1 e J45.8), os fármacos fumarato de [[formoterol + budesonida]] 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12 mcg pó para inalação, [[budesonida]] 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral, também [[fenoterol]] aerosol 100mcg, [[salmeterol]] 50mcg segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_asma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma].
+
== Indicações ==
  
Ainda, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), os fármacos fumarato de [[formoterol + budesonida]] 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12 mcg pó para inalação, [[budesonida]] 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral, também [[fenoterol]] aerosol 100mcg, [[salmeterol]] 50mcg, segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_dpoc_retificado_2013.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)].
+
O medicamento '''acebrofilina''' é indicada como broncodilatador, mucolítico e expectorante. Tratamento sintomático e preventivo das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório caracterizadas por fenômenos de hipersecreção e broncoespasmo, tais como: bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica, traqueobronquite, broncopneumonias, bronquiectasias, pneumoconioses, rinofaringites, laringotraqueítes, enfisema pulmonar <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=167730184 Bula do medicamento Broncoflex ® – Bula do profissional] Acesso em 06/11/2023.</ref>.
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Programa, ao qual o município onde reside está vinculado.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
O SUS também oferece o medicamento [[alfadornase]] para o tratamento de hipersecreção densa e viscosa decorrente de Fibrose Cística (CID 10: E84.0, E84.8) por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o qual busca prover a integralidade de tratamento no âmbito do sistema. Esse Componente é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pt_gm_ms_1554_2013.pdf Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013] e [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013].
+
O medicamento '''acebrofilina não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
O Protocolo Clínico dessa doença está regulamentado por meio da Portaria SAS/MS nº 224, de 10 de maio de 2010. (Retificada em 27.08.10)<ref> Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_fibrose_cistica_manif_pulm_livro_2010.pdf. Acesso em: 15/02/2012 </ref>, onde se observa as diretrizes terapêuticas de tratamentos da Fibrose Cística - Manifestações Pulmonares.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
Segundo tal norma, editada em consenso por todos os entes políticos da federação, cabe às SES programar o quantitativo de todos os medicamentos que fazem parte desse Componente e:
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 06/11/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 06/11/2023.</ref>:
  
<UL TYPE="square">
+
*[[Guaco (Mikania glomerata Spreng.)|Guaco]]
<LI>À União cabe financiar, adquirir e distribuir aos Estados os medicamentos do Grupo 1A. Por
 
sua vez, aos Estados cabe dispensar os medicamentos do Grupo 1A à população.</LI>
 
<LI>À União cabe financiar os medicamentos do Grupo 1B, cabendo às SES adquirir e dispensar à
 
população os medicamentos do Grupo 1B.</LI>
 
<LI>Aos Estados cabe financiar, adquirir e dispensar à população os medicamentos do Grupo 2.
 
Aos Municípios cabe financiar, conjuntamente com a União e Estados, adquirir e dispensar à
 
população os medicamentos do Grupo 3, os quais estão inseridos no Componente Básico da
 
Assistência Farmacêutica.</LI>
 
</UL>
 
  
O medicamento [[alfadornase]] pertence ao grupo 1B.
+
Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 +
'''''      '''''
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 18h56min de 6 de novembro de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: broncodilatadores <ref>Classe Terapêutica do medicamento Broncolex ® – Registro ANVISA Acesso em 06/11/2023.</ref>

Classe terapêutica: outros produtos para o aparelho respiratório <ref>Classe Terapêutica do medicamento Broncomucol® – Registro ANVISA Acesso em 06/11/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Broncoflex ®, Broncomucol ®, Brondilat ®, Bronfilil ®, Brontek ®, Dilabronco ®, Filinar ®, Filinar ® G, Hiflux ®, Lisomuc ®, Melysse ®, Respiran ®

Indicações[editar]

O medicamento acebrofilina é indicada como broncodilatador, mucolítico e expectorante. Tratamento sintomático e preventivo das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório caracterizadas por fenômenos de hipersecreção e broncoespasmo, tais como: bronquite obstrutiva ou asmatiforme, asma brônquica, traqueobronquite, broncopneumonias, bronquiectasias, pneumoconioses, rinofaringites, laringotraqueítes, enfisema pulmonar <ref>Bula do medicamento Broncoflex ® – Bula do profissional Acesso em 06/11/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento acebrofilina não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 06/11/2023.</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 06/11/2023.</ref>:

Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.