Mudanças entre as edições de "Bromoprida"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Classe terapêutica)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(33 revisões intermediárias por 11 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
Antiemético
 
  
==Nomes comerciais==
+
'''SIM'''
 +
 
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' antieméticos e antinauseantes <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/253510374470111/?substancia=1455&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Bromogex ® - Registro ANVISA] Acesso em 27/11/2023.</ref>
  
Bromopan, Digecap, Digesan, Digesan Retard, Digesprid, Digestil, Digestina, Plamet, Pridecil, Fagico
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
Medicamentos para desordens funcionais gastrintestinais <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A03&showdescription=no Grupo ATC] Acesso em 27/11/2023.</ref> - A03FA04 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A03FA04 Código ATC] Acesso em 27/11/2023.</ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
  
A bromoprida estimula o movimento do tubo digestivo. É indicada para o alívio dos distúrbios da motilidade gastrintestinal, situações de refluxo gastresofágico, náuseas, vômitos e para facilitar procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/1018/bromoprida.htm] Bula do medicamento</ref>.
+
Bromogex ®, Digesan ®, Digesigma ®, Digesigma ® Gotas,  Digesol ®, Digestil ®, Digestina ®, Digevita ®, Fágico ®, Movinau ®, Plamet ®, Pridecil ®
  
Esse medicamento não é indicado nos casos em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; em pacientes epiléticos ou que estejam recebendo outras drogas que possam causar reações extrapiramidais, uma vez que a freqüência e intensidade destas reações podem ser aumentadas; em pacientes com feocromocitoma, pois pode desencadear crise hipertensiva, devido à provável liberação de catecolaminas do tumor. O uso de bromoprida deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma, diabetes, doença de Parkinson, insuficiência renal e hipertensão <ref>[http://www.teuto.com.br/pdf/20130109143446_eada337df5b623c734cfd0c4fe96f4ea.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
== Indicações ==
  
Podem ocorrer interações medicamentosas, como a antagonização do efeito da bromoprida na motilidade gastrointestinal pelas drogas anticolinérgicas e analgésicos narcóticos. Pode haver também potencialização dos efeitos sedativos quando se administra bromoprida juntamente com álcool, sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranqüilizantes. Além disso, pode diminuir a absorção de fármacos pelo estômago (por ex.: digoxina) e acelerar aquelas que são absorvidas pelo intestino delgado (por ex.: paracetamol, tetraciclina, levodopa, etanol)<ref>[http://www.teuto.com.br/pdf/20130109143446_eada337df5b623c734cfd0c4fe96f4ea.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
O medicamento '''bromoprida''' é indicado para distúrbios da motilidade gastrintestinal; refluxo gastroesofágico; náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos). É utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=145870004 Bula do medicamento Bromogex ® – Bula do paciente] Acesso em 27/11/2023.</ref>.
  
 +
== Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O medicamento '''bromoprida não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
[[Bromoprida]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos [[Metoclopramida, cloridrato|metoclopramida]] nas apresentações comprimido 10mg (comprimido), 5mg/ml (solução injetável) e 4mg/ml(solução oral), integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 27/11/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 27/11/2023.</ref> ''':
  
Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
*[[Metoclopramida, cloridrato]]
  
Ainda, metoclopramida 10mg (comprimido) e 4mg/ml(solução oral) são disponibilizados pela rede própria do programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria 971 de 15 de maio de 2012
+
Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 +
'''''      '''''
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 18h52min de 27 de novembro de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antieméticos e antinauseantes <ref>Classe Terapêutica do medicamento Bromogex ® - Registro ANVISA Acesso em 27/11/2023.</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Medicamentos para desordens funcionais gastrintestinais <ref>Grupo ATC Acesso em 27/11/2023.</ref> - A03FA04 <ref>Código ATC Acesso em 27/11/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Bromogex ®, Digesan ®, Digesigma ®, Digesigma ® Gotas, Digesol ®, Digestil ®, Digestina ®, Digevita ®, Fágico ®, Movinau ®, Plamet ®, Pridecil ®

Indicações[editar]

O medicamento bromoprida é indicado para distúrbios da motilidade gastrintestinal; refluxo gastroesofágico; náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos). É utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal <ref>Bula do medicamento Bromogex ® – Bula do paciente Acesso em 27/11/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento bromoprida não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 27/11/2023.</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 27/11/2023.</ref> :

Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.