Mudanças entre as edições de "Azitromicina"
(→INDICAÇÃO) |
(→INDICAÇÃO) |
||
Linha 9: | Linha 9: | ||
[[Azitromicina]] está indicada para o tratamento de infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior, incluindo sinusite e faringite/tonsilite. | [[Azitromicina]] está indicada para o tratamento de infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior, incluindo sinusite e faringite/tonsilite. | ||
− | Este medicamento também está indicado para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, tais como infecções genitais não complicadas devido a ''Chlamydia | + | Este medicamento também está indicado para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, tais como infecções genitais não complicadas devido a ''Chlamydia trachomadis'', tratamento de cancro devido a ''Haemophilus ducreyi'', e em infecções genitais não complicadas devido a ''Neisseria gonorrhoeae'' sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com ''Treponema pallidum'' devem ser excluídas<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6707382015&pIdAnexo=2768527 Bula do medicamento]</ref>. |
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' == | == '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' == |
Edição das 19h25min de 13 de abril de 2016
Índice
NOMES COMERCIAIS
AZI, ASTRO, AZIMED, AZITRAX, AZITROPHAR, AZITROSOL, AZOMICIN, CLINDAL, MAZITROM, ZIMICINA, ZITRAC, ZITRIL, ZITROMICIN, ZITROMIL, ZITROX
REGISTRO NA ANVISA
SIM
CLASSE TERAPÊUTICA
Antibiótico da subclasse dos macrolídeos, conhecida como azalídeos (bloqueia síntese protéica)[1].
INDICAÇÃO
Azitromicina está indicada para o tratamento de infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior, incluindo sinusite e faringite/tonsilite.
Este medicamento também está indicado para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, tais como infecções genitais não complicadas devido a Chlamydia trachomadis, tratamento de cancro devido a Haemophilus ducreyi, e em infecções genitais não complicadas devido a Neisseria gonorrhoeae sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com Treponema pallidum devem ser excluídas[2].
PADRONIZAÇÃO NO SUS
RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014
- azitromicina 500mg (comprimido) e 40mg/mL (pó para suspensão oral)
DISPONIBILIZADO PARA
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
FARMÁCIA POPULAR
Azitromicina 500mg (comprimido) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.
O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"[3].
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária[4].
RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.
O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.
APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS
- Azitromicina 500mg e 250mg (comprimido) e 40mg/mL (pó para suspensão oral)
DISPONIBILIZADO PARA
Portadores Cólera e tracoma e também para portadores de Coqueluche, conforme seus respectivos Guias de vigilância em saúde.