Propatilnitrato

De InfoSUS
Revisão de 20h02min de 19 de maio de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Vasodilatador coronariano

Nomes comerciais

Sustrate

Principais informações

Propatilnitrato é indicado para o tratamento de episódios agudos na angina pectoris e para a prevenção de crise aguda de angina produzida por exercícios em pacientes com insuficiência coronariana crônica [1].

A angina (dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito) constitui o principal sintoma da cardiopatia isquêmica e reflete um desequilíbrio entre suprimento e demanda de oxigênio para o miocárdio. Os nitratos (como propatilnitrato, dinitrato de isossorbida e mononitrato de isossorbida) são as drogas de escolha nos episódios anginosos agudos - são venodilatadores e vasodilatadores coronarianos, que aumentam a oferta de O2 e reduzem o consumo ao diminuírem a pré e a pós carga, e assim a tensão miocárdica.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Propatilnitrato não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Como alternativa, os medicamentos dinitrato de isossorbida 5mg e mononitrato de isossorbida 20mg e 40mg, que são da mesma classe farmacológica que o Propatilnitrato, são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, o medicamento mononitrato de isossorbida 20mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências

  1. Bula do Medicamento