Omeprazol magnésico

De InfoSUS
Revisão de 20h39min de 26 de fevereiro de 2018 por Anonimo (Discussão | contribs) (Padronização no SUS)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Medicamentos para transtornos ácidos relacionados [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - A02BC01 [2]

Antiulcerosos [3]

Nomes comerciais

Losec Mups ®

Indicações

O medicamento ‘’’omeprazol magnésico’’’ está indicado para: - tratamento de úlceras gástricas e duodenais; - tratamento de esofagite de refluxo; - tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison; - tratamento de manutenção para prevenção de recidiva em pacientes com em pacientes com úlcera duodenal, pacientes pouco responsivos com úlcera gástrica e tratamento de manutenção para pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada; - tratamento de pacientes que apresentam risco de aspiração do conteúdo gástrico durante anestesia geral (profilaxia de aspiração ácida); - tratamento da erradicação de H. pylori associado à úlcera péptica; - tratamento e prevenção de erosões ou úlceras gástricas e duodenais associadas a anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE); - tratamento de dispepsia associada à acidez gástrica. [4]

Padronização no SUS

Não há padronização no SUS para o medicamento omeprazol magnésico. O medicamento padronizado pelo SUS é do princípio ativo omeprazol nas concentrações de 10 mg e 20 mg em cápsulas, encontrada no Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)[5] [6].

Informações sobre o medicamento

O medicamento omeprazol magnésico não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como alternativa terapêutica há o medicamento Omeprazol, o qual pertence ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), de responsabilidade dos municípios.

Referências

  1. Grupo ATC Acesso 08/02/2018
  2. Código ATC Acesso 26/02/2018
  3. Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 08/02/2018
  4. Bula do profissional do medicamento Losec Mups® Acesso em 08/02/2018
  5. Relação Nacional de Medicamentos 2017 Acesso em 26/02/2018
  6. Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017 Acesso em 26/02/2018
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.