Cálcio, citrato + Vitamina D
Índice
Classe terapêutica
Suplemento alimentar
Nomes comerciais
Miocalven, Prosso
Principais informações
Embora os indivíduos devam ser encorajados a ingerir o cálcio através da dieta, a suplementação desse nutriente pode ser necessária em indivíduos que restringem ou eliminam o leite e seus derivados da dieta; em indivíduos com doenças que envolvam o metabolismo ósseo; na alergia alimentar; entre outros [1].
Uma das diferenças encontradas nos diversos tipos de suplemento é a proporção de cálcio elemento presente em cada sal. O carbonato de cálcio é o sal com maior porcentagem de cálcio biodisponível (40%), seguido pelo fosfato tricálcico (38%) e citrato de cálcio (21%). A maior porcentagem de cálcio elemento implica em número menor de comprimidos ingeridos para atingir as necessidades diárias [2].
O citrato de cálcio + vitamina D está indicado na prevenção e no tratamento da desmineralização óssea, sendo utilizado em casos de osteoporose, osteomalácia, insuficiência renal, hipoparatireoidismo e raquitismo [3].
A suplementação de cálcio e vitamina D tem sido recomendada também, para a maioria das terapias de perda de peso com o objetivo de prevenir a reabsorção óssea. Na presença de um ambiente menos ácido, com o pequeno estômago após a cirurgia bariátrica, a absorção de carbonato de cálcio torna-se comprometida. Uma metanálise sugere que o citrato de cálcio é mais biodisponível que o carbonato de cálcio em torno de 22% a 27%. Em pacientes submetidos ao BGYR (Bypass gástrico em Y Roux), o citrato de cálcio (500mg/dia associado com 125UI de vitamina D3-colecalciferol) demonstrou maior aumento dos níveis séricos de cálcio [4].
Informações sobre o medicamento/alternativas
O citrato de cálcio + vitamina D não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os medicamentos Carbonato de Cálcio 500mg e carbonato de cálcio + vitamina D 500mg/400UI, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.