Benzilpenicilina Benzatina

De InfoSUS
Revisão de 21h19min de 23 de maio de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs) (RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica))
Ir para: navegação, pesquisa

NOMES COMERCIAIS

BENZETACIL, BENZATRON, BEPEBEN, BIOZATIN

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Antibimicrobiano bactericida (penicilina do grupo dos beta-lactêmicos)[1]

INDICAÇÃO

Benzilpenicilina Benzatina está indicada para o tratamento de infecções ocasionadas por bactérias sensíveis à penicilina G, tais como:

  • Infecções estreptocócicas (grupo A, sem bacteremia);
  • Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele;
  • Infecções venéreas: sífilis, bouba, bejel (sífilis endêmica) e pinta;
  • Profilaxia da glomerulonefrite aguda e doença reumática;
  • Profilaxia de recorrências da febre reumática e/ou coréia [2]

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • benzilpenicilina Benzatina 600.000UI e 1.200.000UI (pó para suspensão injetável)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediamente apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.

FARMÁCIA POPULAR

Benzilpenicilina Benzatina 1.200.000UI (pó para suspensão injetável) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"[3].

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária[4].

Referências

<references>
  1. Bula do medicamento
  2. Bula do Medicamento
  3. [1]
  4. [2]