Sulpirida

De ceos
Revisão de 13h33min de 20 de agosto de 2019 por Autor (Discussão | contribs) (Nomes comerciais)
Ir para: navegação, pesquisa

Este medicamento pertence à lista C1 da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998.

Para informações complementares consulte o item Prescrições Médicas na página principal.

Classe terapêutica

Psicolépticos <ref>Grupo ATC Acesso 20/08/2019</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - N05AL01 <ref>Código ATC Acesso 25/07/2018</ref>

Neurolépticos <ref>Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 20/08/2019</ref>

Nomes comerciais

Dogmatil, Equilid

Principais informações

Sulpirida é um medicamento neuroléptico do grupo das benzamidas, antagonista farmacológico da dopamina, estruturalmente distinto dos fenotiazínicos, butirofenonas e tioxantenos. Atua de forma bimodal: bloqueia os receptores dopaminérgicos pós-sinápticos, como os neurolépticos convencionais, porém de forma seletiva, bloqueando somente receptores não dependentes da adenilciclase (receptores D2). Bloqueia também os receptores dopaminérgicos autoinibitórios pré-sinápticos, aumentando a quantidade de neurotransmissor na fenda sináptica. Tal ação pré-sináptica é dominante em baixas concentrações teciduais do fármaco, o que pode explicar seu efeito antidepressivo em baixa posologia<ref> Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento é indicado para pacientes com estados neuróticos depressivos, síndromes vertiginosas e esquizofrenia <ref>Bula do medicamento</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A sulpirida não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: carbonato de lítio (estabilizador de humor), valproato de sódio ou ácido valpróico e carbamazepina (anticonvulsivantes), amitriptilina, clomipramina, nortriptilina e fluoxetina (antidepressivos); haloperidol e clorpromazina (antipsicótico), clonazepam e diazepam (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.


Esquizofrenia Refratária

Os medicamentos quetiapina 25mg, 100mg e 200mg e 300mg (comprimidos), clozapina 25mg e 100mg, risperidona 1mg, 2mg e 3mg, ziprasidona 40mg e 80mg e olanzapina 5mg e 10mg são disponibilizados pela SES, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para portadores de esquizofrenia refratária (CID 10 F20.0, F20.1, F20.2, F20.4, F20.5, F20.6, F20.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Referências

<references>