Fraldas geriátricas

De ceos
Revisão de 11h10min de 10 de julho de 2020 por Autor (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: cosmético <ref>Registro Sanitário de Fraldas Acesso em 10/07/2020</ref>

Nomes comerciais

Adultcare ®; Adultex ®; Aga Senior ®; Amoroável ®; Bigfral ®; Big Roger Plus ®; Biofral ®; Ck ® Adult; Ck ® Noturna; Confiance ® Excellence; Confort Care ®; Cotidian®; Descarpack ®; Diguifral ®; Geriatex ® Plus; Higifral ®; InContinence ®; Maturi-Care ®; Maxi Confort ®; Max Fral ®; Medifral ®; Mili Vita ®; Natural Master ®; Natural Master ® Prime; Plenitud ®; Popfral ®; Protfral ® Plus; Protfral ® Premium; Readymod ®; Readysec ®; Sensaty Premium ®; Tena Slip ®; Vida Nova ®; Vivamix ®

Principais Informações

As fraldas geriátricas tem a função de absorver o fluxo urinário e/ou fecal e estão indicadas para adultos e idosos com incontinência ou restrições de mobilização severa, impossibilitados do uso de utensílios de auxílio para o controle de eliminações urinárias e intestinais <ref>BITENCOURT, Graziele Ribeiro; ALVES, Luise de Almeida Ferreira; SANTANA, Rosimere Ferreira. Prática do uso de fraldas em adultos e idosos hospitalizados: estudo transversal. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71,n. 2,p. 343-349, Apr. 2018 Acesso 10/07/2020</ref>.

Em comparação com as fraldas infantis, as fraldas geriátricas possuem maior quantidade de materiais absorventes, já que são maiores estruturalmente com potencial de absorverem mais urina ou fezes durante a eliminação. Na sua maioria, são feitas de algodão e tecido e sua diferença funcional incide do grau de incontinência, que pode ser leve, moderado ou intenso. Nos idosos, a determinação da frequência das trocas das fraldas não é bem definida, o que pode aumentar os efeitos adversos. Habitualmente, ela é realizada pela demanda espontânea, quando ocorre a eliminação urinária e/ou intestinal. No entanto, devem ser considerados também outros aspectos, como a frequência das eliminações, o uso de produtos adjuvantes (absorventes, pomadas ou emoliente), limpeza da região perineal, tipo e tamanho da fralda utilizada <ref>Higiene na terceira idade: saiba a importância das fraldas geriátricas Acesso 10/07/2020</ref>.

Informações sobre o Produto

O insumo fraldas geriátricas não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, o referido produto, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, através do Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde são disponibilizadas fraldas geriátricas na modalidade copagamento para pessoas a partir de 60 anos ou pessoas com deficiência. Para mais informações sobre o Programa Farmácia Popular, Clique aqui.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.