Dienogeste

De ceos
Revisão de 11h15min de 8 de dezembro de 2014 por Autor (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Hormônio

Nomes comerciais

Allurene

Principais informações

Dienogeste é indicado no tratamento da endometriose. É um hormônio que age diminuindo a produção do hormônio estradiol no endométrio - camada de tecido que reveste a parede interna do útero - levando à redução da produção de células nesse tecido <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Dienogeste não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete a paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, a noretisterona 0,35mg e acetato de medroxiprogesterona 150 mg/ml, 50mg/ml e 10mg estão disponíveis nas Unidades locais de saúde (postos de saúde), pois estão inseridas no Componente Básico da Assistência Farmacêutica. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, as Unidades Locais de Saúde (postos de saúde) disponibilizam Etinilestradiol + levonorgestrel 0,03 mg+ 0,15 mg, noretisterona + estradiol 50/5 mg/ml solução injetável no Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Além dos medicamentos acima citados, os fármacos Danazol (50mg, 100mg e 200mg), Gosserrelina (3,6mg e 10,8mg injetável), Leuprorrelina (3,75mg e 11,25mg injetável) e Triptorrelina (3,75mg e 11,25mg injetável) são distribuídos pela SES/SC a pacientes incluídas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, portadoras de endometrioses (CID10 N80, N80.0, N80.1, N80.2, N80.3, N80.4, N80.5, N 80.8), conforme critérios estabelecidos no Protocolo e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>