Amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida

De ceos
Revisão de 14h06min de 22 de setembro de 2015 por Autor (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Diurético; anti-hipertensivo (diurético poupador de potássio).

Nomes comerciais

Amilorid, Moduretic

Principais informações

A associação de amilorida com hidroclorotiazida é considerada agente diurético anti-hipertensivo. Combina a poderosa ação natriurética da hidroclorotiazida com a ação conservadora do potássio do cloridrato de amilorida. A ação dos dois fármacos contribui para exaltar a atividade natriurética e diurética, enquanto reduz as perdas de potássio e desequilíbrio ácido-básico<ref> Bula do medicamento</ref>.

Esse medicamento é indicado em pacientes nos quais a depleção de potássio possa ser suspeitada ou esperada. A combinação de amilorida, cloridrato de|amilorida com hidroclorotiazida minimiza a possibilidade de desenvolvimento de excessiva perda de potássio em pacientes durante uma diurese vigorosa por períodos prolongados. Está indicada em pacientes com hipertensão, edema de origem cardíaca, cirrose hepática com ascite e edema<ref> Bula do medicamento</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação de amilorida com hidroclorotiazida não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.

Separadamente, o fármaco Hidroclorotiazida 25mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, o medicamento Hidroclorotiazida25mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Como alternativa à amilorida, o medicamento Espironolactona 25mg e 100mg (um diurético poupador de potássio) também é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 e sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references>