Alimento enteral polimérico insuficiência hepática

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Alimento Enteral

Nomes comerciais

Nutriliver (Nutrimed) ou Nutrison Advanced Hepato (Support) ou Fresubin Hepa (Fresenius)


Principais informações

DESCRIÇÃO COMPLETA

Alimento nutricionalmente completo para uso enteral, polimérico, para pacientes com insuficiência hepática, com 1,0 a 1,5 kcal/ml, rico em aminoácidos de cadeia ramificada, cuja fonte de gordura sejam triglicerídeos de cadeia média e ácidos graxos essenciais, isento de lactose, sacarose e glúten.


DESCRIÇÃO ESPECÍFICA:

Nutriliver (Nutrimed) é um alimento para situações metabólicas especiais para pacientes com função hepática comprometida. Densidade calórica de 1,4 kcal / ml, 45% de aminoácidos de cadeia ramificada, excelente quantidade de cromo, ferro, vitamina A, magnésio, ácido fólico e vitamina B12. Isenta de sacarose, lactose e glúten. É indicado para pacientes com insuficiência hepática e sinais de encefalopatia hepática. <ref> [1] Nutriservice </ref>

Nutrison Advanced Hepato (Support)é um alimento enteral em pó, hipercalórico, adicionado de aminoácidos de cadeia ramificada e baixo teor de aminoacidos aromáticos, permitindo um melhor manejo da encefalopatia hepática e favorecendo a síntese proteica. É isento de sacarose e lactose. <ref> [2] Danone </ref>

Fresubin Hepa (Fresenius)é uma fórmula nutricionalmente completa. Fórmula rica em aminoácidos de cadeia ramificada e baixo teor de aminoacidos aromáticos, que propicia a melhora o estado nutricional do paciente. Indicada para pacientes com insuficiência hepática com riscos ou presença de encefalopatia (cirrose hepática, pré-transplante de fígado. <ref> [3] Nutriservice </ref>

Informações sobre o medicamento/alternativas

O alimento Nutriliver (Nutrimed) ou Nutrison Advanced Hepato (Support) ou Fresubin Hepa (Fresenius) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.

Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Sugerimos verificar junto a Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de atendimento.

A SES/DIAF possui um Programa de Nutrição Enteral Domiciliar para pacientes adultos que fazem uso sonda enteral como via de alimentação, em domicílio. É fornecida uma dieta sintética polimérica, com proteína de soja, hipossódica, sem sacarose completa e balanceada.Trata-se de dieta padrão, que não atende necessidades nutricionais especiais, a ser administrada por via enteral (sonda), para todos os pacientes que apresentem Disfagia (CID10 R13), isolada ou decorrente de quaisquer patologias. Ressalta-se que esta é a única dieta enteral fornecida administrativamente no âmbito estadual, no SUS.

O acesso do paciente bem como o fornecimento da dieta deste Programa é através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica. O solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou à Unidade de Assistência Farmacêutica para este Componente (ao qual o município onde reside está vinculado). Quando estiver comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o paciente passará a receber o produto com regularidade.

Referências

<references>