Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Autismo

242 bytes adicionados, 16h45min de 9 de dezembro de 2024
O método ABA (Applied Behavior Analysis)
E tem por finalidade identificar habilidades que o autista já domina e ensinar aquelas que ele ainda não domina.
Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria.
Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria.
O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos:
- Instruções iniciais e imediatas;
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras).
 
A prescrição das intervenções terapêuticas é feita pela equipe multiprofissional, geralmente composta por psicólogos, fonoaudiólogos,
terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, os quais devem ter expertise comprovada no método ABA.
'''A terapia ABA pode ser aplicada em diferentes configurações: em casa, na escola ou em clínicas especializadas. Geralmente, é conduzida por um terapeuta certificado, que trabalha diretamente com a criança. A família também desempenha um papel fundamental, colaborando com os terapeutas e implementando estratégias em atividades diárias.'''
Editor, leitor
121
edições

Menu de navegação