Mudanças entre as edições de "Desloratadina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(36 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Antialérgico, anti-histamínico e anti-inflamatório - antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos da histamina
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' anti-histaminicos sistêmicos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351301427201475/?substancia=20062&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Desalex ® - Registro ANVISA] Acesso em 14/08/2023.</ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
Aleradina, Desalex, Destadin, Histabloc, Sigmaliv.
+
Anti-histamínicos para uso sistêmico <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=R06 Grupo ATC] Acesso em 14/08/2023.</ref> - R06AX27 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=R06AX27 Código ATC] Acesso em 14/08/2023.</ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
 +
Aleradina ®, Aloff ®, Aviant ®, Desalex ®, Deslin ®, Desotidex ®, Destadin ®, Dizdy ®, Esalerg ®, Hystalor ®, Leg ®, Lividex ®, Lur ®, Leg ®, Respitrat ®, Ritty ®, Superhist ®
  
A [[desloratadina]] é um antagonista não-sedante da histamina, de ação prolongada, com potente atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos da histamina. A desloratadina tem demonstrado atividade antialérgica, anti-histamínica e anti-inflamatória<ref>[http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/desloratadina%20ems%20cp.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
== Indicações ==
  
Esse medicamento impede que a histamina (substância causadora da alergia) consiga agir (impedir sua liberação, bloquear sua ação no local da alergia e evitar a inflamação decorrente da resposta alérgica) e assim, combate os sintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias. Não provoca sonolência<ref>[http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/desloratadina%20ems%20cp.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
O medicamento''' desloratadina''' é indicado para o alívio rápido dos sintomas associados à rinite alérgica, como espirro, rinorreia, prurido e congestão nasal, prurido ocular, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos, prurido do palato e tosse. O medicamento é indicado também para o alívio dos sintomas associados à urticária <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=100290191 Bula do medicamento Desalex ® – Bula do profissional] Acesso em 14/08/2023.</ref>.
  
Este medicamento é indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica, como: coriza (corrimento nasal), espirros e prurido nasal (coceira no nariz), ardor e prurido ocular (coceira nos olhos), lacrimejamento, prurido do palato (coceira no céu da boca) e tosse. Os sinais e sintomas oculares e nasais são rapidamente aliviados após a administração oral do produto. A desloratadina é também indicada para o alívio dos sinais e sintomas de urticária (alergia de pele) e outras alergias da pele <ref>[http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/desloratadina%20ems%20cp.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
Os anti-H1 estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo e, embora tenham eficácia semelhante no tratamento de pacientes com rinoconjuntivite alérgica, urticária e outras doenças alérgicas, diferem de forma importante quanto à sua estrutura química, farmacologia clínica e potencial de toxicidade. No que diz respeito à sua atividade sobre o sistema nervoso central (SNC), são classificados como de primeira geração ou de segunda geração <ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000700007 NUNES, i. C. C. Novos anti-histamínicos: uma visão crítica]</ref>.
+
O medicamento '''desloratadina não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
Em geral, os anti-H1 de primeira geração (por exemplo, dexclorfeniramina e hidroxizina) são rapidamente absorvidos e metabolizados, o que exige a sua administração em três a quatro tomadas diárias. Por terem fórmulas estruturais reduzidas e serem altamente lipofílicos, atravessam a barreira hematoencefálica (BHE), se ligam com facilidade aos receptores H1 cerebrais e geram, assim, o seu principal efeito colateral: a sedação<ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000700007 NUNES, i. C. C. Novos anti-histamínicos: uma visão crítica]</ref>.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
Nos últimos 20 anos, foram sintetizados os anti-H1 de segunda geração - compostos com elevada potência, efeito de longa duração e efeitos adversos mínimos. Dificilmente atravessam a BHE e raramente causam sedação. No Brasil, disponíveis para uso oral, existem a cetirizina, ebastina, epinastina, fexofenadina, loratadina (disponibilizado pelo SUS), desloratadina, levocetirizina e rupatadina. Por terem alta afinidade pelos receptores H1, têm meia vida prolongada, o que lhes possibilita serem administrados em uma ou duas doses diárias<ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000700007 NUNES, i. C. C. Novos anti-histamínicos: uma visão crítica]</ref>.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 14/08/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 14/08/2023.</ref>''':
  
A desloratadina (DL) é um metabólito ativo da loratadina que tem alta afinidade de ligação pelo receptor H1. Apesar disso, também interage com os cinco subtipos de receptores muscarínicos, o que sugere que possua menor seletividade pelo receptor H1 quando comparada a outros anti-H1 da mesma geração. GILLARD, M. et al. H1 antagonists: receptor affinity versus selectivity. Inflamm Res. 2003;52:S49-50<ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000700007 NUNES, i. C. C. Novos anti-histamínicos: uma visão crítica]</ref>.
+
*[[Dexclorfeniramina, maleato|Maleato de Dexclorfeniramina]]  
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Loratadina]]
  
[[Desloratadina]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
*[[Prednisolona, fosfato sódico|Prednisolona]]  
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
*[[Prednisona]]  
Alternativamente, o SUS disponibiliza o anti-histamínico H1 de segunda geração [[Loratadina]] 10mg comprimido e 1mg/mL xarope, integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ainda, [[Loratadina]] 10mg está sendo disponibilizada na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
 
  
O SUS também disponibiliza os antialérgicos anti-histamínicos H1 de primeira geração, tais como [[Dexclorfeniramina, maleato|dexclorfeniramina]] 2mg em comprimido, 0,4 mg/mL em solução oral e 0,4 mg/mL, também integrante da RENAME 2013, cuja aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Além disso, [[Dexclorfeniramina, maleato|dexclorfeniramina]] 2mg em comprimido e 0,4 mg/mL em solução oral estão sendo disponibilizados na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
+
*[[Prometazina, cloridrato|Prometazina]]  
  
Também, dexametasona, nas apresentações 4mg comprimido, elixir 0,1mg/ml, creme 0,1%, 4mg/ml solução injetável e colírio 0,1%, prednisona 20mg e 5mg  comprimidos,  prednisolona solução oral 1,34mg/ml e 4,02mg/ml, medicamentos glicocorticóides que podem estar indicados em casos de alergias e dermatites. São integrantes da RENAME 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 +
'''''      '''''
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 17h12min de 14 de agosto de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: anti-histaminicos sistêmicos <ref>Classe Terapêutica do medicamento Desalex ® - Registro ANVISA Acesso em 14/08/2023.</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Anti-histamínicos para uso sistêmico <ref>Grupo ATC Acesso em 14/08/2023.</ref> - R06AX27 <ref>Código ATC Acesso em 14/08/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Aleradina ®, Aloff ®, Aviant ®, Desalex ®, Deslin ®, Desotidex ®, Destadin ®, Dizdy ®, Esalerg ®, Hystalor ®, Leg ®, Lividex ®, Lur ®, Leg ®, Respitrat ®, Ritty ®, Superhist ®

Indicações[editar]

O medicamento desloratadina é indicado para o alívio rápido dos sintomas associados à rinite alérgica, como espirro, rinorreia, prurido e congestão nasal, prurido ocular, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos, prurido do palato e tosse. O medicamento é indicado também para o alívio dos sintomas associados à urticária <ref>Bula do medicamento Desalex ® – Bula do profissional Acesso em 14/08/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento desloratadina não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)<ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 14/08/2023.</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 14/08/2023.</ref>:

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.