Mudanças entre as edições de "Ácido fólico"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(PADRONIZAÇÃO NO SUS)
(PADRONIZAÇÃO NO SUS)
Linha 15: Linha 15:
  
 
== PADRONIZAÇÃO NO SUS ==
 
== PADRONIZAÇÃO NO SUS ==
 +
 
- '''RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)'''  
 
- '''RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)'''  
  

Edição das 14h31min de 26 de novembro de 2015

NOMES COMERCIAIS

ACFOL, AFOLIC, AFOLIC INFANTIL, AFOPIC, BRAVITAN, CLEANFOLIC, ENDOFOLIN

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Suplemento vitamínico e antianêmico (essencial à multiplicação celular de todos os tecidos, indispensável à síntese do DNA e conseqüentemente à divisão celular)

INDICAÇÃO

O ácido fólico pode ser usado como complemento vitamínico durante a gestação e lactação, na profilaxia da ocorrência de malformações fetais como Defeitos do Tubo Neural (DTN) e fenda palatina, em especial nas mulheres que utilizam medicamentos anticonvulsivantes<ref>Bula do medicamento</ref>.

Ainda, está indicado no tratamento das anemias devido à deficiência ao ácido fólico no organismo<ref>Bula do medicamento</ref>.

Além destas indicações, pacientes submetidos à hemodiálise podem necessitar de complementação de ácido fólico após as sessões terapêuticas<ref>Bula do medicamento</ref>.

Na clínica médica e geriatria, pode ser utilizado como complemento vitamínico, em pacientes com níveis séricos de homocisteína elevados e/ou baixos níveis de ácido fólico no sangue, com conseqüente redução do risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, com efeitos benéficos sobre a função das células que recobrem os vasos. Nessas indicações, o tratamento da deficiência de ácido fólico é fundamental<ref>Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

- RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • ácido fólico 0,2 mg/mL (solução oral) - RENAME 2014 / CBAF
  • ácido fólico 5mg (comprimido) - RENAME 2014 / CBAF e Deliberação 501/CIB/13


- Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 [1]

A disponibilização dos medicamentos presentes na Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 é OBRIGATÓRIA e de responsabilidade dos municípios, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014 E Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 [2]

  • ácido fólico 5mg (comprimido) - RENAME 2014 / CBAF e Deliberação 501/CIB/13


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediamente apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.


- FARMÁCIA POPULAR

Ácido fólico 5mg (comprimido) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[3]</ref>.

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [4] </ref>.

Referências

<references>