Naproxeno + Esomeprazol magnésico

De ceos
Revisão de 21h24min de 28 de setembro de 2016 por Autor (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== antiinflamatório + protetor gástrico ==Nomes comerciais== Vimovo ==Principais informações== O naproxeno é um antinflamatório não-estero...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

antiinflamatório + protetor gástrico

Nomes comerciais

Vimovo

Principais informações

O naproxeno é um antinflamatório não-esteroidal com ação analgésica e antitérmica. É indicado para o tratamento de dores causadas por inflamação, como dor reumática, dor articular, dor nas costas, dor na coluna vertebral, cefaléia, enxaqueca, dor muscular, dor pós-traumatismos e/ou decorrentes da prática esportiva (contusões, entorses, distensões), dor na perna, dor ciática, dor de garganta, torcicolo, tendinite, bursite, desordens músculo-esqueléticas, dismenorréia, gota e outras dores inflamatórias <ref> Bulário Eletrônico da ANVISA </ref>.

Os inibidores da bomba de prótons, como o esomeprazol, inibem a secreção de ácidos gástricos e são indicados nos tratamentos, a curto prazo, de úlceras gástricas e duodenais, na erradicação do Helicobacter pylori (em associação com antibióticos), refluxo gastro-esofágico com sintomas severos e em alguns casos de esofagite. Também são indicados na prevenção e no tratamento de úlceras associadas aos antiinflamatórios não-esteroidais (AINE’s), como o naproxeno <ref> Bulário Eletrônico da ANVISA </ref>.

Vimovo é uma associação de dose fixa de naproxeno com revestimento entérico – um antiinflamatório não esteroidal para alívio da dor – e esomeprazol de liberação imediata – um inibidor da bomba de prótons (IBP). Esta configuração permite que o esomeprazol seja absorvido antes do que o naproxeno, permitindo assim o início da proteção gástrica antes que se atinja a máxima concentração do naproxeno no sangue <ref> Bula do Medicamento Vimovo </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação esomeprazol sódico + naproxeno não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento.


Antiinflamatório:

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos ibuprofeno 200mg, 600mg e 20mg/ml, ácido acetilsalicílico 500mg e os analgésicos e antitérmicos paracetamol 500 mg e 200mg/ml e dipirona 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.


Protetor gástrico:

Como alternativa terapêutica, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) devem disponibilizar o omeprazol (da mesma classe do esomeprazol), que é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

E qual é a diferença entre o omeprazol e o esomeprazol? O omeprazol foi sintetizado no final da década e 1970 e o esomeprazol foi desenvolvido na década de 1990; na constituição química, são duas substâncias iguais que diferem somente na sua aparência tridimensional (são os chamados isômeros). As análises de eficácia e segurança do esomeprazol não demonstraram quaisquer vantagens em relação ao omeprazol. A principal razão observada para o lançamento do esomeprazol no mercado foi a iminência da expiração da patente do omeprazol, que resultaria na competição genérica e uma significativa perda de participação no mercado. Foi mais uma “invenção de marketing”, ou seja, uma modificação para “reviver” uma patente prestes a expirar do que uma “invenção de nova molécula” <ref> LEXCHIN, J. Are new drugs as good as they claim to be? Aust. Presc., v. 27, p. 2-3, 2004. Acesso em 03 mai 2007</ref> <ref> MACEDO, MF. O enfrentamento da pandemia. In: Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. SBPC. N. 76, 10/05/2006. Acesso em 03 mai 2007 </ref>.

Referências

<references/>