Ombitasvir + veruprevir + ritonavir e dasabuvir

De ceos
Revisão de 16h29min de 16 de setembro de 2024 por Lorenzoniaa (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento)
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa

O medicamento ombitasvir + veruprevir + ritonavir e dasabuvir está com seu registro sanitário na ANVISA cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional.

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antivirais <ref>Classe Terapêutica do medicamento Viekira ® - Registro ANVISA </ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antivirais para uso sistêmico <ref>Grupo ATC </ref> - J05AP52 <ref> Código ATC </ref>

Nomes comerciais

Viekira ® PAK

Indicações

O medicamento ombitasvir + veruprevir + ritonavir e dasabuvir é indicado no tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite C genótipo 1, incluindo pacientes com cirrose compensada (doença hepática na qual há substituição do tecido normal por tecido fibroso). A duração do tratamento e a adição de ribavirina são dependentes da população de pacientes <ref>Bula do medicamento Viekira ® PAK </ref>.

Informações sobre o medicamento

O medicamento ombitasvir + veruprevir + ritonavir e dasabuvir não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

<span style="color:red"Em setembro de 2019, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC publicou o Relatório de Recomendação nº 429 e a Portaria nº 44, de 10 de setembro de 2019 com a decisão de excluir a terapia ombitasvir, veruprevir e ritonavir+dasabuvir (3D) no tratamento da hepatite C, no âmbito do SUS</span>.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o tratamento da Hepatite C e coinfecções: <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 23/02/2022</ref><ref> Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e coinfecções Acesso em 23/02/2022</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 23/02/2022</ref>

Observação: Os medicamentos Filgrastim e Alfaepoetina estão padronizados para pessoas com hepatite C, pelo CEAF, para o manejo de efeitos adversos, neutropenia e anemia, respectivamente.

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma CEOS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. No entanto, é indispensável que os usuários correlacionem as alternativas citadas ao caso clínico do paciente.

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.