Ganciclovir
Índice
Classe terapêutica
Antiviral
Nomes comerciais
Cymevene, Cymevir, Ganciclotrat, Ganvirax
Principais informações
Ganciclovir é um fármaco antiviral, ativo contra o citomegalovírus. Está indicado na prevenção e no tratamento de infecções por citomegalovírus (CMV) em pacientes imunodeprimidos e para a prevenção da doença por CMV em pacientes receptores de transplante[1].
LEONG, R. W. e colaboradores (2004) realizaram um estudo em que comprovaram que o ganciclovir preveniu mais casos de infecção por citomegalovírus e doença do que o aciclovir, mas aumentou o custo do tratamento. Aciclovir foi mais custo efetivo do que ganciclovir. Ambos os agentes foram bem tolerados e não houve desenvolvimento de resistência antiviral[2]. Ganciclovir é mais tóxico do que o aciclovir e sua toxicidade manifesta-se mais comumente na forma de supressão da medula óssea, particularmente neutropenia[3].
Informações sobre o medicamento/alternativas
O medicamento ganciclovir 500mg, frasco/ampola, é disponibilizado somente para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. O financiamento, a aquisição e a distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Estado de Santa Catarina e a dispensação é de responsabilidade dos municípios (CIB 005/03). O ganciclovir deve ser fornecido nas unidades de saúde que dispensam medicamentos da terapia antirretroviral.
Alternativamente, o medicamento aciclovir 200mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.