Cefalexina

De ceos
Revisão de 18h53min de 12 de janeiro de 2016 por Autor (Discussão | contribs) (RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica))
Ir para: navegação, pesquisa

NOMES COMERCIAIS

CEFABEN, CEFACIMED, CEFAGRAN, CEFANAL, CEFANID, CEFAXON, CEFEXINA, CEFLEXIN, CELEN, CELEXIN, CELLEXINA, FALEXIN, KEFLAXINA, KEFLEX, KEFORAL, LEXIN, NEOCEFLEX, PRIMACEF, PROFALEXINA, TODEXIN, UNI CEFALEXIN

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Antibiótico semi-sintético do grupo das cefalosporinas<ref> Bula do medicamento</ref>

INDICAÇÃO

A cefalexina é indicada para o tratamento das infecções listadas abaixo, quando causadas por cepas sensíveis dos seguintes microrganismos:

  • Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina).
  • Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes (a penicilina é o antibiótico de escolha no tratamento e prevenção de infecções estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática. A cefalexina é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da nasofaringe; contudo, dados substanciais estabelecendo a eficácia da cefalexina na prevenção tanto da febre reumática como da endocardite bacteriana não estão disponíveis até o momento).
  • Otite média causada por S. pneumoniae, H. influenzae, M. catarrhalis, outros estafilococos e estreptococos.
  • Infecções da pele e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina.
  • Infecções ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis.
  • Infecções do trato geniturinário incluindo prostatite aguda, causadas por E. coli, P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae.
  • Infecções dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina<ref>Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • cefalexina 500mg (cápsula ou comprimido) e 50mg/mL (suspensão oral)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos de uso ambulatorial).

FARMÁCIA POPULAR

Cefalexina 500mg (cápsulas) e 250mg/mL (suspensão oral em frasco de 60mL e 125mL) está sendo disponibilizada na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[1]</ref>.

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [2] </ref>.

Referências

<references>