Amilorida
Índice
Classe terapêutica
Diurético; anti-hipertensivo (diurético poupador de potássio).
Principais informações
Amilorida é um medicamento usado como coadjuvante em estados edematosos ou de hipertensão, quando se deseja um efeito diurético retentor de potássio[1].
Os efeitos diurético e anti-hipertensivo da amilorida devem-se a ação de bloqueio, no túbulo distal renal, da troca de sódio por potássio, o que permite um aumento da secreção de água e sódio e a retenção de potássio[2].
Informações sobre o medicamento/alternativas
amilorida não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.
Alternativamente à amilorida, as unidades locais de saúde devem disponibilizar os fármacos losartana 50mg, atenolol 50mg e 100mg, propranolol 10mg e 40mg, enalapril 5mg, 10mg e 20mg, captopril 25mg, espironolactona 25mg, anlodipino 5mg e 10mg e hidroclorotiazida 25mg pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
Ainda, as unidades locais de saúde (postos de saúde) também disponibilizam os medicamentos metoprolol 25mg, 50mg e 100mg, carvedilol 3,125mg, 6,25mg, 12,5mg e 25mg, metildopa 250mg, verapamil 80mge 120mg, amiodarona 200mg, propafenona 150mg e 300mg, hidralazina 25mg e 50mg, furosemida 40mg, dinitrato de isossorbida 5mg, mononitrato de isossorbida 20mg e 40mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Como alternativa à amilorida, o medicamento Espironolactona 25mg e 100mg (um diurético poupador de potássio) também é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 e sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.