Revisão de 18h25min de 6 de agosto de 2019 por Anonimo (Discussão | contribs) (REMUMEs)

Aos usuários do CEOS, esclarecemos que a inclusão dos medicamentos não padronizados será feita de acordo com a demanda e a data de atualização consta no final da página de cada medicamento, nutrição e procedimento.

Conforme acordado entre a Consultoria Jurídica da SES/SC e Procuradoria Geral do Estado (PGE) a informação Conexão SES/PGE, constante ao final da página de alguns medicamentos, é um indicativo para que a PGE entre em contato com a Comissão Multidisciplinar de Apoio Judicial (COMAJ) a fim de solicitar subsídios técnicos complementares para contribuir na elaboração da defesa técnica do Estado.

Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário – NAT-Jus/SC


Índice

Medicamentos

REMUMEs

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, regulamentada pela Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998, no âmbito municipal, caberá à Secretaria de Saúde ou ao organismo correspondente definir a relação municipal de medicamentos essenciais (REMUME), com base na RENAME, a partir das necessidades decorrentes do perfil nosológico da população (conjunto de doenças prevalentes e ou incidentes em uma determinada comunidade).

Clique na Região para acessar as Relações Municipais de Medicamentos Essenciais [Em atualização]

Grande OesteMeio Oeste e Serra CatarinensePlanalto Norte e NordesteFoz do Rio ItajaíVale do ItajaíGrande FlorianópolisSul

Protocolos Clínicos, Termos de Esclarecimento e Responsabilidade, Resumos e Formulários Médicos do MS e SES/SC

A SES/SC disponibilizou recentemente os Resumos dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), bem como os respectivos Termos de Esclarecimento e Responsabilidade e Formulários Médicos necessários para solicitação dos medicamentos via CEAF/SES/SC.


A SES/SC disponibilizou em 12 de julho de 2018 a Nota Técnica 05/2018 DIAF/SUV/SES/SC com as Alterações nos Resumos dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas DIAF, no que se refere às especialidades médicas.


Em 24 de outubro de 2016, foi disponibilizada a atualização da Relação Estadual de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) com os respectivos CIDs e PCDTs correspondentes. A Relação Estadual de Medicamentos atualizada pode ser acessada aqui.

Recomendações favoráveis sobre tecnologias avaliadas pela CONITEC

Notícias

Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada pré-cirúrgica no tratamento de coledocolitíase - Relatório de Recomendação nº 471, de julho de 2019 Novo!

A Portaria MS/SCTIE nº 39, de 24 de julho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada pré-cirúrgica no tratamento de coledocolitíase sem colecistectomia prévia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Abiraterona para câncer de próstata metastático resistente à castração em pacientes com uso prévio de quimioterapia - Relatório de Recomendação nº 464, de julho de 2019 Novo!

A Portaria MS/SCTIE nº 38, de 24 de julho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a abiraterona para o câncer de próstata metastático resistente à castração de pacientes com uso prévio de quimioterapia, conforme a Assistência Oncológica no SUS, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS

Cateter hidrofílico para cateterismo vesical intermitente em indivíduos com lesão medular e bexiga neurogênica - Relatório de Recomendação nº 459, de julho de 2019 Novo!

A Portaria MS/SCTIE nº 37, de 24 de julho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar o cateter hidrofílico para cateterismo vesical intermitente em indivíduos com lesão medular e bexiga neurogênica, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Fórmula metabólica isenta de metionina para homocistinúria clássica - Relatório de Recomendação nº 448, de abril de 2019 Novo!

A Portaria MS/SCTIE nº 32, de 23 de julho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a fórmula metabólica isenta de metionina para homocistinúria clássica, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Múltipla - Relatório de Recomendação nº 455, de julho de 2019 Novo!

A Portaria Conjunta nº 7, de 3 de julho de 2019 aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome da Esclerose Múltipla e revogou a Portaria Conjunta no 10/SAS/SCTIE/MS, de 2 de abril de 2018.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome dos Ovários Policísticos - Relatório de Recomendação nº 445, de julho de 2019 Novo!

A Portaria Conjunta nº 6, de 2 de julho de 2019 aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome dos Ovários Policísticos e revogou a Portaria nº 1.321/SAS/MS, de 25 de novembro de 2013.

Tetraciclina 500 mg para o tratamento de hidradenite supurativa leve - Relatório de Recomendação nº 458, de junho de 2019

A Portaria MS/SCTIE nº 29, de 11 de junho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a tetraciclina 500 mg para o tratamento de hidradenite supurativa leve, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Clindamicina 300 mg associada com rifampicina 300 mg para o tratamento de hidradenite supurativa moderada - Relatório de Recomendação nº 456, de junho de 2019

A Portaria MS/SCTIE nº 30, de 11 de junho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a clindamicina 300 mg associada com rifampicina 300 mg para o tratamento de hidradenite supurativa moderada, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Clindamicina 1% tópica para o tratamento de lesões superficiais na hidradenite supurativa - Relatório de Recomendação nº 457, de junho de 2019

A Portaria MS/SCTIE nº 28, de 11 de junho de 2019 tornou pública a decisão de incorporar a clindamicina 1% tópica para o tratamento de lesões superficiais na hidradenite supurativa, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas no Câncer de Mama - Relatório de Recomendação nº 439, de abril de 2019

A Portaria Conjunta nº 5, de 18 de abril de 2019 aprovou as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas no Câncer de Mama e revogou a Portaria Conjunta nº 19, de 3 de julho de 2018.

Nusinersena (Spinraza) para atrofia muscular espinhal (AME) 5q tipo I, no âmbito do SUS - Relatório de Recomendação nº 449, de abril de 2019

A Portaria MS/SCTEI nº 24, de 24 de abril de 2019 tornou pública a decisão de incorporar o nusinersena para atrofia muscular espinhal (AME) 5q tipo I, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes com diagnóstico genético confirmatório que não estejam em ventilação mecânica invasiva permanente contínua (24 horas por dia).

Insulinas análogas de ação prolongada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I - Relatório de Recomendação nº 440, de março de 2019

A Portaria n° 19, de 27 de março de 2019 tornou pública a decisão de incorporar insulina análoga de ação prolongada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), condicionada ao custo de tratamento igual ou inferior ao da insulina NPH na apresentação de tubete com sistema aplicador e mediante protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, no âmbito do SUS.

Publicação reúne atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

Está disponível on line, no site da CONITEC, a reedição do volume I dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). A nova versão traz atualizações da primeira versão, publicada em 2010, e reúne as diretrizes para o tratamento e acolhimento no SUS de 22 enfermidades, tais como Doença Celíaca, Acne Grave, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), entre outras.

Nota Técnica 03/2019 DIAF/SUV/SES/SC

Alterações nos Resumos e Formulários Médicos para Doenças Reumáticas.

Vacina pneumocócica conjugada 13-valente contra doenças pneumocócicas em pacientes de risco

A Portaria SCTIE n° 14, de 06 de março de 2019 torna pública a decisão de incorporar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente contra doenças pneumocócicas em pacientes de risco gravíssimo acima de 5 anos de idade nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE (pacientes que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e para indivíduos submetidos a transplante de medula óssea e de órgãos sólidos), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Simeprevir para o tratamento da hepatite C - Relatório de Recomendação n° 428, de fevereiro/2019

A Portaria n° 13, de 25 de fevereiro de 2019 torna pública a decisão de excluir o medicamento Simeprevir para o tratamento da hepatite C no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao aumento na oferta de diferentes medicamentos para os pacientes com hepatite C e em função da descontinuação definitiva da produção de Simeprevir pela única empresa que disponibilizava esse medicamento no mercado brasileiro. Cabe salientar que a atual versão do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para hepatite C e coinfecções deixou de preconizar a indicação de Simeprevir 150 mg.

Informações

Programas

Links Úteis

Residual

Colaboradores de atualização - gestão NAT-Jus/SC

Contribuíram para atualização do banco de dados CEOS (por meio de reuniões técnicas e envio de notas informativas sob responsabilidade de cada diretoria a respeito de seus respectivos programas):

- Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF)

- Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)

- Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (VISA)

- Comissão Multidisciplinar de Apoio Judicial (COMAJ)


Agradecimentos: Gerência de Tecnologia e Informação e Governança Eletrônica (GETIN)